terça-feira, 23 de setembro de 2008

RELATE-ME UM CASO DE DISLEXIA EM SUA FAMÍLIA



RELATO DE DIFICULDADES
Vicente Martins No caso de relato de dificuldades específicas de linguagem (dislexia, disgrafia e disortografia), para ser comentado pelo professor Vicente Martins, é solicitado ao interessado informar idade, nível de instrução, cidade e principais queixas de pais, professores e alunos sobre o desempenho leitor, escritor ou ortográfico.
a) Qual sua idade, série ou ano do nível de educação básica em que estuda? Estuda em escola pública ou privada?
b) Durante a leitura em voz alta, o ocorre com a criança, jovem ou adulto? O que os professores têm observado quanto ao desempenho leitor da criança? c) Na família, há registro de dificuldades em leitura, escrita(produção de idéias e organização de idéias no texto) e ortografia? Que outras dificuldades os pais e professores têm observado além das habilidades lingüísticas?
d) Quanto à memória da criança, o que ocorre para memorizar tabuada, dias da semana, os meses dos anos? Apresenta que tipo de dificuldade em compreender o texto lido ou uma informação durante a leitura de um texto por outrem ou em situação de exposição oral?
e) Quanto à escola, que método de leitura foi utilizado durante sua alfabetização? O construtivista ou método fônico(alfabético, por exemplo)? Como ocorreu sua alfabetização? Como aprender a ler? Descreva, em detalhes, as dificuldades observadas durante a fase de alfabetização em leitura. Apresente ao professor Vicente Martins outras informações que julgar importantes para o pronunciamento ou comentário do caso.
Escreva para
vicente.martins@uol.com.br

Um comentário:

Marli ferreira santos disse...

Ola prof.Vicente,me chamo marli,sou mãe do kenedy ele tem 10 anos,tudo começou quando foi pra creche,o kenedy sempre agitado,inquieto,os profisionais não sabiam como lidar com,foi muito dificil,enfim foi para o jadim aos 4 anos la não foi difrente,as reclamaçoes continuaram até que a diretora e a professora me surgeriu passa-lo no neuro,pois achavam que era imperativo.Passei no neuro,o neuro disse que não era impretivo,pois o encaminhou para uma psicopedagoga,a escola ficou de fazer o encaminhamento,sem resultado por não ter na rede publica onde moro.enfim o 1 e 2 anos foi muito dificil a memorizaçao,teve uma otima professora dois anos seguido e trabalhamos juntas o ano todo.Ele consegui ler e escrever com muita dificuldade,não memoriza facil,a data do aniversario me perguntou varias vezes seguida,dia da semana,mes e ano,as dificuldades na escola em todas as materias,os professores nem aí.Descobri historicos familiar de dislexia na famila e São muitos,casos de grau mais avançado doque o dele.Ainda não passei ele em um especialista,seria um psicopedagogo?ele tem irmãos com dislexia grave,pelo tudo que li arrespeito,ele se enquadra dos sintomas.